Blog de daniel.guerreiro

Reunião do CONSU - 15/12

E aí pessoal,

Encerramos mais um ano com a sessão extraordinária do CONSU, para aprovar o orçamento de 2010 da universidade. Aí vão algumas coisas importantes a destacar do orçamento:

- Estão previstas 47 vagas docentes para contratação. Nesse ponto fica a dúvida: é suficiente? A reitoria diz que os total de docentes da universidade tem crescido, por outro lado as unidades da área de humanas reclamam que continuam perdendo docentes, principalmente a Faculdade de Educação.

Reunião do CONSU - 24/11

E aí pessoal, estive sumido devido aos compromissos com a minha defesa de mestrado, mas aqui estou de volta para passar as últimas notícias sobre o que anda rolando no CONSU.

Dia 24/11 houve a última reunião ordinária do ano, e a pauta estava cheia de itens polêmicos. Para resumir de maneira sucinta, dois itens foram os mais importantes:

1 - Nova carreira docente

Festas dentro da Unicamp

E aí pessoal, hoje o assunto é especificamente sobre festas dentro do campus.

Ontem (sexta-feira, dia 7/11) eu participei da primeira reunião da comissão que visa efetuar mudanças na regulamentação de festas da Unicamp, para assim atender um termo de ajuste de conduta (TAC) submetido pelo Ministério Público à Unicamp (vejam o post da última reunião da CEPE).

Reunião da CEPE - 04/11/09

Nesta terça rolou a reunião ordinária da CEPE de Novembro. Na ordem do dia não houve itens de grande destaque.

Já o expediente foi mais movimentado que o normal. O prof. Sérgio, diretor da Faculdade de Educação, usou a palavra para informar e pedir ajuda no grave problema de aposentadoria de docentes que a FE tem enfrentado. Somente este ano a unidade perdeu 5 docentes, 4 por aposentadoria e um por óbito, tendo atualmente 89 professores. Para comparação, em 2001 eram 104 professores.

Reunião da CEPE - 06/10/2009

Mais uma reunião ordinária da CEPE ocorreu nesta terça. Nos parágrafos seguintes comento os pontos importantes.

Na fala do expediente solicitei informações sobre o fim da opção de diploma de pele animal, pois um aluno da pós havia escrito para mim fazendo esta pergunta. Como imagino que outras pessoas também têm tal questionamento, aqui vão as razões que os pró-reitores de graduação e pós me deram:

- No contexto social atual, o uso de peles de animais para confecção de diplomas tornou-se uma prática contrária às políticas de preservação do meio ambiente e de proteção dos animais.

Reunião do CONSU - 29/09

Esta terça rolou mais uma reunião do CONSU, e que desta vez teve uma pauta relativamente tranquila. Para terem uma idéia, já houve reuniões esse ano começando às 9h00 e terminando às 17h, até 19h30!

Desta vez 12h30 tudo tinha terminado, e vamos então para os principais destaques. Durante a fala minha no expediente, solicitei informações sobre o andamento do segundo RU da Unicamp (sim, está previsto a construção!) e enfatizei que os representantes da pós tem total interesse em participar das discussões que estão ocorrendo, na CCPG e CCG, sobre melhorias no programa PED.

Reunião CEPE - 01/09/2009

Mais uma reunião da CEPE ocorreu nesta tarde de terça-feira. A pauta desta reunião pode ser encontrada em:

Entre os itens como aprovação de concursos para professor, cursos de extensão e especialização, dou destaque à aprovação do calendário de 2010 para os cursos de pós-graduação.

O Conselho Universitário

Olá pessoal,

Além de membro da diretoria da APOGEEU, sou representante discente da pós-graduação no CONSU - Conselho Universitário da Unicamp. O CONSU é o órgão de deliberação máxima da universidade, e lá itens importantes como a proposta de orçamento anual da universidade, criação de novos cursos e faculdades, criação de vagas docentes e discentes, recursos de alunos, são discutidos e deliberados. As reuniões ocorrem a cada dois meses, e colocarei aqui os principais assuntos discutidos.

Divulgar conteúdo