CCPG de novembro - Post de montão no fim do ano

Se o último post eu já havia iniciado com uma desculpa por atrasar um relato em uma semana, agora multipliquem isso por mil! Esse final de ano tem sido de matar, tendo de terminar minha dissertação e cheio de compromissos da APOGEEU e da CCPG. Foi mal! Desculpas pedidas, vamos ao que interessa. Nesse período em que eu deixei de postar participei de duas reuniões da CCPG e de outras três de comissões para as quais fui nomeado, mas esse post aqui vai ser só sobre a CCPG de novembro, depois envio o relato das outras (se possível antes do Natal)!

Na reunião de novembro não teve nenhum assunto polêmico, já que o pró-reitor, professor Euclides, não pode estar presente. Assim a ordem do dia foi aprovada sem quaisquer destaques e logo partimos para o expediente da reunião.

A PRP (Pró-reitoria de Pesquisa), junto da PRPG, apresentou um novo edital para o financiamento de professores visitantes, buscando estimular colaborações da universidade com outros grupos (especialmente internacionais), organizando na Unicamp cursos, mini-cursos e pesquisas conjuntas. Gostei bastante da proposta, já que cabe bem com a proposta de internacionalização da universidade. Em todo o caso, parece que poucos professores estão informados sobre o edital, então peço a todos que divulguem em suas unidades. Outras informações podem ser obtidas na página da PRPG (é o único link vermelho da página).

Depois disso discutimos mais uma vez (teoricamente a última) as alterações no programa PED, onde foi apresentada a versão mais recente da proposta, incorporando as alterações feitas na reunião de outubro e algumas das minhas novas sugestões que mandei via e-mail à pró-reitoria (como a adição de um representante discente na comissão coordenadora do PED). Nessa reunião não houve muitas novas sugestões de modificações ao texto, cabendo a mim e ao Hugo (o outro RD) fazermos algumas propostas, como a permissão de faltas justificadas por parte do estagiário, que fossem implementados métodos de fiscalização dos programas nas unidades e que os projetos de participação fossem tornados públicos após aprovados, sendo as duas últimas propostas bem aceitas pela comissão. Um outro pedido da representação discente foi que fosse realizado um workshop no ano que vem para a discussão do programa PED. A pró-reitoria se comprometeu com a realização do evento, no qual devem participar PEDs, demais pós-graduandos e coordenadores. Na feita mais nenhuma modificação, agora a nova regulamentação deve seguir para a Procuradoria Geral da Unicamp.

Por enquanto é só, mas não se preocupem "I'll be back"!