Reunião do CONSU - 15/12

E aí pessoal,

Encerramos mais um ano com a sessão extraordinária do CONSU, para aprovar o orçamento de 2010 da universidade. Aí vão algumas coisas importantes a destacar do orçamento:

- Estão previstas 47 vagas docentes para contratação. Nesse ponto fica a dúvida: é suficiente? A reitoria diz que os total de docentes da universidade tem crescido, por outro lado as unidades da área de humanas reclamam que continuam perdendo docentes, principalmente a Faculdade de Educação.

- O orçamento inclui um novo programa de manutenção dos prédios da universidade, com verba de 1 milhão e 200 mil reais. Segundo a reitoria, este valor é pequeno e servirá como piloto para ser possivelmente ampliado no futuro.

- O programa FAEPEX terá um acréscimo acima da inflação. O valor será de 8,12%.

- A FCA em Limeira viverá 2010 exclusivamente de rendimentos das aplicações financeiras dos anos anteriores. O prof. Fernando informou que o governador não disponibilizou orçamento extra para a Unicamp, como havia sinalizado o governo anterior quando a FCA foi criada. Ou seja, ainda não se sabe com que dinheiro o novo campus de Limeira se manterá de 2011 em diante. Um fato lamentável, e que todos na sessão se mostraram preocupados. A reitoria prometeu pressionar o governo para que inclua o aumento de 0,05% na cota parte da Unicamp para 2011, prometido pelo governo anterior. Vamos aguardar e cobrar...

Depois, tivemos a retomada e aprovação da regulamentação de festas. Houve avanços na proposta, que agora considera a classificação de tamanhos de festas e permite que somente entidades e membros da universidade promovam eventos. Porém, no meu ponto de vista o âmago do problema permanece: continua a proibição de comércio de bebidas, além de agora ter sido imposta uma regra que multa exclusivamente entidades estudantis (ao invés de qualquer entidade) caso se infrinja a regulamentação. Dado que o tipo de festa problemática possui bebidas e é organizado por estudantes (o que continuará a ocorrer, legal ou ilegalmente), sinceramente não sei o que esperar, em termos de atitude da administração, quando elas voltarem a acontecer, com as aulas em 2010.

A criação de uma comissão permanente foi aprovada, mas ainda não está definida a sua composição. Uma coisa eu sei: o problema está longe de se resolver.

Por fim, um ponto importante aos pós-graduandos é que em janeiro começa a avaliação trienal da Capes, conforme informou o prof. Pilli. Que a universidade tenha bons resultados!

É isso pessoal, que tenham ótimas festas neste fim de 2009 e que 2010 seja de grandes avanços para todos nós. Ano que vem continuo por aqui, relatando os acontecimentos no CONSU e ouvindo a opinião de vocês. Abraços!