Science Hack Day Unicamp

Você tem ideias de projetos, como um aplicativo de celular ou um pequeno robô, que você gostaria de realizar? Ou talvez não tenha uma ideia propriamente dita, mas tem a vontade de participar do desenvolvimento de coisas desse tipo?

Então é hora de tirar essas ideias do papel: a APOGEEU irá realizar no dia 15 de junho, um sábado, o 1º Science Hack Day Unicamp, um evento para as pessoas de diversas áreas se reunirem, trocarem ideias e construírem coisas! Não há projetos pré-definidos, qualquer um pode enviar ideias através da página de ideias ou no início do evento, durante o café-da-manhã. Se sua ideia exigir muita gente (ou algum material que você não tenha), recomendamos que você coloque-a no site:

Todas as ideias são bem-vindas. Se você não tem ideias, é bem-vindo também. E, se acha que não sabe fazer nada, você é convidado a participar e se surpreender consigo mesmo.


Science Hack day Unicamp

Programação

  • 9h - Café da manhã e apresentação de ideias
  • 9h30 - Começar a hackear!
  • 12h - Almoço
  • 17h30 - Apresentação do que foi feito

Quem pode participar?

Todos aqueles que se interessarem estão convidados a participar do evento, não importando sua área de estudo, grau de formação ou ocupação. Graduandos, alunos de mestrado ou doutorado, professores, funcionários, estudantes de colégios técnicos, profissionais no mercado, pessoas com ou sem vínculo com a Unicamp, todos podem vir!

A única coisa necessária para participar é fazer sua pré-inscrição no link abaixo (assim a organização pode preparar melhor o evento):

Science Hack Day

Um Hack Day une desenvolvedores, hackers, artistas e outras pessoas interessadas em construir coisas em um mesmo espaço físico, num intenso dia de criação, colaboração e integração. A organização do evento fornecerá uma sala, acesso à internet e alimentação. Cada participante traz os materiais e as ferramentas que considerar e constrói alguma coisa durante o dia -- qualquer coisa, individualmente ou em grupo -- e, no fim da tarde, todos mostram o que fizeram.

Apesar de usualmente não possuírem um tema específico, é comum observar alguns destes eventos com foco mais restritos, como Music Hack Days -- destinado ao desenvolvimento de projetos relacionados com música -- e Transparência Hack Days -- voltado à criação de ferramentas que usem dados públicos de governos e os apresentem de formas mais acessíveis aos cidadãos ou realizem análises aprofundadas destes dados.

Um Science Hack Day, por sua vez, é um evento temático que, para além do objetivo de troca de ideias e fazer novos amigos (algo comum a todos os hack days), tem sido usado nos últimos anos como forma de levar a ciência e a engenharia à comunidade externa à universidade, tanto através do convite ao público em geral para a participação no evento quanto pela apresentação posterior dos projetos realizados e de vídeos mostrando os trabalhos durante o hack day. Em nosso evento o tema não será restrito a "ciência", mas alguns dos projetos resultantes poderão ser exibidos durante o evento Unicamp de Portas Abertas, em setembro, para mostrar como pode ser divertido fazer ciência.

AnexoTamanho
Cartaz do Science Hack Day Unicamp978.37 KB